Saturday, November 05, 2005

Outdoors Perigosos!

A pedido de um amigo de longa data, hoje aponto as energias para um tópico interessante, mas só quando tem gajas semi-nuas ou mesmo nuas: Os outdoors!

Imagino a quantidade de acidentes de viação que se tinham evitado se os outdoors da "Intimissimi" tivessem sido censurados. É que realmente, um gajo entrar numa rotunda e ficar a olhar para uma daquelas moçoilas escolhidas a dedo, que com o profissionalismo do fotógrafo, até parece que se está a rir pra nós e, graças á marca, ou tá de biquini ou ta de lingerie... é um bocadinho perigoso! Ainda mais perigoso se torna quando a nossa "chica" vai ao lado e saca do belo do calduço e remata "tavas a olhar prá onde?" (resposta á pressão: "lado nenhum! deixa-me! não ves que tenho antepassados autistas?!?! de vez em quando dá-me para olhar para... ontem!"... não resulta).

Reza a história que para os lados do Jumbo de Cascais, havia um outdoor de uma marca de espumantes conhecida, cuja publicidade era uma piquena loira e muito bem feita por sinal, que segurava um flute de espumante numa mão e nada na outra. Até aqui tudo bem! A pior/melhor parte é que ela estava deitada de barriga para o chão, com um véu vermelho (parecia de seda) por cima que nem o sorriso maroto conseguia tapar....
Reza também a história, que o tal amigo que me induziu a escrever sobre este tema, levou tantas chapadas da namorada por o apanhar a babar-se para este outdoor como sonhou numa brincadeira a dois com a protagonista e (como eles vão ler isto) a tres com a própria namorada (que ele tanto ama, etc, etc, etc, etc).

Moral da história: Já não se pode gostar de espumante...

Preocupações á parte (sim, porque a menina loira de que vos falava, é espanhola e não mora cá), a próxima vez que virem uma publicidade capaz de destruir lares ou mesmo carros de condutores menos concentrados (na estrada), venham a este ministério e, na qualidade de ministro, ajudar-vos-ei a processar a empresa em causa de modo a conseguirem uma choruda recompensa financeira, ou pelo menos o numero de telefone da protagonista do anuncio.

19 comments:

Anonymous said...

Encontrei este blog por acaso e saúdo a criação deste "ministério da rambóia", haja alguém que chame as coisas pelos nomes! a verdade é que a designação deveria aplicar-se a outros ministérios, acreditem é verdade (sei do que falo porque até trabalho num, que alberga de facto muita rambóia, mas não assumida... existe para ai um lobby gay e coisas q tais, embora ng fale disso - existe e é bastante poderoso, o que já é outra história, para outro dia), mas adiante...

Já estive aqui durante algum tempo a ler posts anteriores e de facto já estive a rir-me sozinha... se bem que são assuntos sérios, sem qualquer dúvida (+-)

Relativamente a esta questão dos outdoors de marcas femininas de roupa interior, há 2 ou 3 coisas que se podem dizer.
Começo então pelo meu lado de rapariga (ou mulher como queiram, afecta-nos a todas, novas ou velhas), o que acontece é que só os homens é que têm direito a ver belezas esculturais em outdoors, alguém vê homens praticamente nus em outdoors? raro, raro... (isto não terá também a ver com a imagem do homem na sociedade e da mulher?)

2º, teoricamente essa publicidade seria dirigida às mulheres, afinal são as ditas que vestem semelhantes criações (quer dizer, há também alguns homens que talvez o façam, mas isso não vem ao caso agora), no entanto o efeito que tais meninas provocam é sem dúvida muito mais intenso nos espécimes do sexo masculino. Será uma publicidade invertida? será que o objectivo é por os homens a comprar lingerie para as suas mulheres e namoradas? se for, até é boa ideia, nós sempre poupamos uns trocos (quer dizer se for victoria´s secret já não são bem só trocos). Bem, seja lá como for o objectivo é sempre vender, julgo eu que de marketing percebo muito pouco.

Agora falando de uma forma mais séria, gostaria de deixar algumas questões, será que é preciso fazer um apelo tão forte aos instintos sexuais masculinos para vender uma marca? colocando a questão de outra maneira, não existirão outras formas mais subtis de vender roupa interior sem recorrer a mulheres quase nuas? só o sexo é que vende? (obviamente que neste caso não é sexo explícito mas um apelo muito forte às hormonas masculinas).

Não existirão outras formas de publicidade? qualquer dia utilizam-se imagens com conotações fortemente sexuais para vender detergentes ou margarinas (e até consigo imaginar já algumas, sobretudo com a margarina, mas não quero dar ideias a ninguém). Estará esta questão relacionada com a banalização do sexo na nossa sociedade? (parece-me que sim).

Estas perguntas não fazem de mim uma feminista, por mim não me incomoda absolutamente nada que apareçam mulheres praticamente nuas em outdoors, nem me incomodaria que um meu namorado olhasse para tais raparigas (afinal é só um outdoor - ou serei eu demasiado ingénua em relação à mente masculina?) mas penso que a questão pode ter algum interesse quando colocada desta forma.

Bem, já chega de questões! Continua a escrever!

Anonymous said...

Bem vinda In Said
Pois In said este blog não é meu é de um amigo meu Kamala eu sou o futuro Ministro dos Negocios Estrangeiros a bem dizer estou a espera da pasta... já agora Ann Summers isso sim rouba interior feminina com classe "como diz um amigo meu Upá Upá realmente" tenho mta pena que essa marca ainda não ter chegado a Portugal mas... um dia quem sabe.
Tens razão em dizer q esses out-doors serem para os homens comprarem para as namoradas amantes ou esposas mas as namoradas e as esposas vão dizer que o companheiro é porco feio e mau que ela é de boas familias e coisas que tal... já me aconteceu uma coisa assim :(

Kamala said...

A ideia aqui não é censurar as campanhas que já chegaram mesmo a misturar sexo com margarina (como sugerido pela nossa novo comentarista, e que seja benvinda), mas sim o perigo que são algumas destas publicidades!

Por exemplo, quando desço o viaduto duarte pacheco em direcção ao amoreiras, nunca vou a menos de 120/140km-hora e são raras as vezes que não fico a olhar para akele ecrã gigante que até dá noticias de desporto e afins. Compreendo que seja uma bela jogada comercial até porque há horas ali em que é fila parada. Mas que é extremamente perigoso, isso ninguem me tira da cabeça.

E devo confessar que sou fã dos anuncios da intimissimi... Parece que cada campanha nova descobrem uma deusa. Não sou de rebarba! MAs as miudas dos anuncios deles têm qualquer coisa de especial... se calhar é a lingerie :-)

Blademaster said...

E se a referida publicidade tem a ver com um sentimento de inveja que provoca nas consumidoras? Do tipo "olhem-me aquela vaca que tem a mania que é boa! O pior é que é mesmo.. e olha pá cara deste totó (namorado) a babar-se... pois se ele pensa que aquilo é que é não perde pela demora" - e lá vai ela comprar qualquer coisita para impressionar.
Sim, porque sempre ouço dizer que a concorrência é apertada, que existem mais mulheres que homens, que os homens bons já são muito poucos e não sei quê... Daí que o marketing puxe ao lado de "Se queres manter o teu homem, give it some effort".
Claro que posso ter críticas femininas a dizer "Ah, tens a mania que é All about you guys" mas a verdade é que acaba por ser... Elas vestem aquilo para quê? Para se sentirem sexys diram algumas. E para que se querem sentir sexys? Concerteza não é para tirar fotos sozinhas ou agradarem ao Dildo da mesa de cabeceira...
Get my drift? :P

Anonymous said...

Os publicidades são para os homens comprarem as coisas as namoradas amantes ou esposas eles compram essas roupas interiores femininas para elas ficarem mais bonitas mas... nem sempre ficam iguais as Deusas dos anúncios ou então as minhas amigas e namoradas são mtas feias... porra jã não chegava ter nascido preto (mulato) e ainda só ter amigas namoradas feis isso é racismo até nas gajas...

Kamala said...

I hear you blademaster ;)

Realmente, um cachalote de médio porte em lingerie provocadora não deve ser bonito de se ver...

Enquanto ao mulato das arabias, tens sempre as agencias de acompanhantes. assim gastas o mesmo dinheiro do que gastavas na lingerie e tens sempre um produto nov ;-)

Ruben Badaró said...

Tenho um amigo que costumava roubar os cartazes com moçoilas em lingerie. Ele é doente.

Kamala said...

Ja vi doenças piores... Mas nao deixa de ser doente!

Anonymous said...

Antes de mais, parabéns pelo Blog, e podem contar com o meu voto par manter este Ministério activo, naquilo que são temas de interesse comum (Post + comentado: Threesome - estou mesmo a ver onde isto vai descambar...). Em Relação a Outdoors perigosos, bem que os podem etiquetar como atentado à segurança rodoviária dos condutores, e até mesmo dos peões. Ainda se os colocassem antes das lombas (...lombas ), ai está bem, pois temos tempo para apreciar sem danificar o carro. Agora antes de rotundas??!! Quando eu digo atentado à segurança dos peões, é só imaginar quantos não voavam sobre o capot, ou se colavam no vidro tipo mosquito, se existisse um outdoor ou mupis, cada vez mais inovadores na forma e repletos de criatividade, com o celebre anuncio do saltar à corda da Marisa Cruz, tipo em holograma, em que o plano principal eram as M...S??? Era um perigo. Quanto à moça do véu, eu acho que era...??? Hum...espera,não!!era, era!! Aquilo era vinho verde pá. Levei muito calduço, mas acabei por vislumbrar o + ínfimo pormenor do anúncio. Intimissimi..??? nem sabia que comunicavam em outdoor;) pormenores dos anúncios;)

Kamala said...

Vinho verde...
Espumante...

O que é isso interessa?! Não levavas os calduços por beberes! :-D

Mas também te digo que se não reparaste nos mupis da intimissimi, ou és cego ou andas bebado/gay...

Que sejas benvindo ao ministério.

Kamala said...

Deixa lá isso... a gaja dos vinhos também não era nada má! Só porque não tem um nome famoso, não quer dizer que não seja digna de ser fantasiada.

O importante é que tu estás na fantasia do teu "macho"! :-D

Anonymous said...

lá está!...pormenor do anuncio - o lettering:) Intimissimi???nunca vi...

Boyinha, é que a angelina jolie e a cameron diaz também lá estavam, e todos nós alegremente bebiamos champanhe (era vinho verde) para festejar o final de 5 anos de licenciatura que não interessa ao menino jesus + 2 de estágio..

Ruben Badaró said...

Eu estou a trabalha no Instituto da Vinho e dos Vinha. Há lá muitas gajas. As gajas dos vinhos.

E nem eu fantasiaria com elas ...

Kamala said...

Nao quererás dizer Instituto da Vinha e dos Vinhos? Ou mesmo dos Vinhos e da Vinha...?

É obvio que ninguém normal vai fantasiar com as gajas de bigode que andam para la a pisar a uva! A fantasia reporta á manequim com cara de bonequinha bebada e atrevida que foi escolhida para fazer o anuncio ;-)

Anonymous said...

na qualidade de gaja e de profissional ligada à publiucidade e ao marketing cá vai.
As campanhas de gajas são para as gajas!!! 90% da publicidade é direccionada para as mulheres. COMO? pois é! Os homens babam, prestando por isso atenção aos anuncios, e as mulheres invejam, e a inveja é uma das mais poderosas armas da publicidade. "Será q se eu comprar aquela lingerie ficarei mais sexy?" Subliminarmente, a mulher compra aquela peça para se aproximar do modelo, na esperança de se tornar uma delas! E os companheiros agradecem...
É tambem essa a explicação para haver poucos homens desejáveis e quase nus (tirando o anuncio da Renova) porque em termos de mercado a inveja funciona melhor que o desejo, e os homens, que são só 10% do mercado, não olham para outro gajo e pensam "quem me dera ser assim tão bom".
Dúvidas?

Kamala said...

E acho sinceramente que 90% da publicidade é feita para as mulheres porque elas são muito mais consumistas do que os homens. Além de que na maioria dos casos, são elas que fazem as compras para o quotidiano de um casal...

E sim... eu tb estudei marketing e publicidade.

Anonymous said...

Explicação:
De facto nós emprenhamos de ouvido em relação à publicidade...daí sermos o alvo preferencial!
O anuncio da coca-cola light é um desses raros exemplos (tal como a renova) q se pôs o desejo a render mais q a inveja!!! O anuncio era direcionado para as gajas, para ELAS beberem até porque elas é q se preocupam com as dietas e calorias e etc... Os gajos que eventualmente sejam atingidos pelo factor desejo dessa campanha em particular muito provavelmente são Gays

Kamala said...

"Emprenhamos de ouvido....?"

Emprenhar = O acto de ficar Prenha

Prenha = Grávida

Hum... Não sabia que também se podia engravidar de ouvido. Tipo: "Olha! Acabei de sonhar acordado que te comi por trás sem preservativo! Tomas a pilula?"

Ou será mesmo preciso usar o orificio "ouvido/orelha" para que engravidem? Podias explicar...?

Anonymous said...

Explicação nº 2
emprenhar de ouvido quer dizer acreditar em tudo....até que se pode ficar grávida pelas orelhas!!!