Friday, November 18, 2005

Bitoques...

Nem tudo o que diz respeito a esta palavra me agrada...

A primeira imagem que salta á vista é um belo de um bife com batatas fritas e ovo a cavalo, embora não entenda muito bem porque é que se chama ovo a cavalo... se fosse ovo montado ou ovo á missionário... ou mesmo ovo á dromedário visto que a gema é um tipo de bossa em cima da clara... mas á cavalo não entendo. De qualquer forma vou parar com esta conversa porque ja tou com água na boca (por acaso é iced tea que fui buscar ao frigorifico porque tava com sede... mas já comia qualquer coisa... nem que fosse a cavalo... mas adiante)

Como a própria palavra indica, um bi-toque são dois toques. Logo, o termo pode ser utilizado... para levar café! Quentinho quentinho... E como quem bebe café diz que aquilo tem um efeito laxante, para onde é que se vai a seguir? Prá casa de banho. Chegamos lá e quando nos deparamos com a porta fechada qual é reacção imediata? Mandar um bitoque na porta... :

- "Quem é?"
- "É o preto da Guiné!"
- "O que traz?"
- "Café!"
- "Quanto custa?"
- "1 Pataco"
- "Vá-se embora seu macaco...!"

Se tivessemos nos Estados Unidos da América, o gajo que se tava a aliviar na casa de banho levava logo com um processo em cima por descriminação e racismo. Em Portugal, levava com um pézão na porta e com um enxerto de porrada do pessoal de chelas, gamavam-lhe o pataco e café... nem vê-lo!

Odeio que pessoal conhecido me mande bitoques nas costas. Quase como se procurassem com isso um nivel de intimidade maior... "vês... tou-te a dar umas palmadinhas nas costas... sou amigo... faço o mesmo ao meu cão... o Boris... esse chiuaua feroz e perigoso..." ao que respondo "e se metesses a mãozinha no cu e cheirasses...? por mim podes fazer a mesma coisa ao Boris..." tudo isto com um sorriso na cara, seguido de uma despedida ridiculamente habitual: "um abraço!" Ora se eu tou ao lado do gajo, se quisesse dar-lhe um abraço dava, não mandava! Povo estranho...

Para finalizar, devo dizer que este post foi despoletado por um bitoque que mandei no carro do zé, depois de ter abandonado a máquina. Tenho esse hábito... quando alguém me dá boleia (o que é raro), depois de abandonar o veículo, mando um bitoque algures na chapa... é um tipo de ultimo "adeus, obrigado mais uma vez, e vai com cuidado". Como antes de sair do carro, o zé andava a falar com a amiga que ia connosco sobre "bicos por fora" (que descontextualizado, até pode ser mal interpretado), o bitoque que mandei foi mais numa de "leva-a a ver o rio e arruma a questão".

E assim dou por terminado o post dos bitoques...
Vou comer.

4 comments:

bportugal said...

Que grande confusão de post!!!
Deve-se ao facto de ter sido escrito às 7:11 da manhã???
Mas para juntar à confusão...
Bitoque em Inglês será?
By toq
ou...
Double Touch with HorsedEgg??
;)

Anonymous said...

quanto muito serão bico por dentro...
dentro do carro!

Kamala said...

Para bom entendedor... meio bico basta! :-D

Kamala said...

Epah... não me digam que não conheciam aquela "lenga lenga" infantil do café. A minha mãe contava-me akilo tantas vezes... e eu ria-me sempre! Quer isto dizer que... ao que parece gosto de humor racista deste pequenino... :-D

Deixem-se levar pela viagem que é este post (mas sem drogas). Só assim o poderão apreciar verdadeiramente!

RAMBOIA!